Preciso de um advogado trabalhista. Como é feita a cobrança de honorários em uma ação trabalhista? Tenho que pagar meu advogado trabalhista pelo seu trabalho? O advogado trabalhista realiza seu trabalho de graça?

A justiça do trabalho busca resolver conflitos em relações de trabalho e emprego. Existem casos dos mais variados como a reversão de uma demissão por justa causa, a rescisão indireta, adicional de insalubridade ou periculosidade, entre outros. Em muitos casos o empregado que busca um advogado trabalhista encontra-se em situação financeira delicada, motivo pelo qual muitas vezes não consegue pagar os honorários do advogado de forma antecipada.

Como é feita a cobrança dos honorários de uma ação trabalhista? Será respondida também se existe advogado trabalhista de graça. Veja o que um advogado trabalhista em Curitiba esclarece sobre essa dúvida.

Como já dito, muitas vezes o empregado que tem dúvidas ou problemas relacionados ao seu trabalho não tem dinheiro para dispor devido à situação financeira delicada na qual se encontra devido ao seu emprego atual. Nesses casos, o comum é o advogado trabalhista cobrar apenas no final da ação. Ou seja, torna-se o advogado trabalhista uma espécie de parceiro, sendo que somente receberá seus honorários caso o seu cliente, o empregado, também ganhe.

Outra dúvida comum é quanto ao limite dos honorários que o advogado pode receber sobre a ação de seu cliente. O advogado trabalhista jamais pode ganhar a título de honorários contratuais (o combinado entre o cliente e o advogado) valor maior que o seu cliente, sob pena de incorrer em infração ética passível de representação na Ordem dos Advogados do Brasil.

Porém, o valor acima não abrange os honorários de sucumbência. Diferente dos honorários contratuais os honorários de sucumbência são devido pelo empregador diretamente ao advogado, não sendo incluído na conta dos honorários contratuais a serem divididos entre o cliente e o advogado trabalhista em Curitiba.

O trabalho do advogado trabalhista deve ser remunerado adequadamente, respeitando a dignidade da profissão tão nobre que é a advocacia trabalhista, sempre defendendo os direitos do trabalhador.

Caso tenha dúvidas quanto aos honorários do advogado trabalhista em Curitiba e quanto deve o advogado receber pelo seu trabalho, consulte um advogado trabalhista.