Posso usar o meu celular pessoal no local de trabalho? Posso usar meu celular durante o expediente?

Atualmente, o telefone celular tornou-se ferramenta indispensável ao nosso dia a dia, tanto no aspecto pessoal como profissional. Inúmeras empresas inclusive utilizam do whatsapp para realizar negócios e a comunicação com seus funcionários. Porém, em muitos casos, pode a utilização do celular no local de trabalho vir a causar transtornos tanto para o empregado como para o empregador. Pode o funcionário usar o celular durante o horário de expediente? É proibida a utilização do celular no local de trabalho pelo empregado? Veja como responde um advogado trabalhista em Curitiba.

Para algumas funções específicas, como afirma um advogado especialista em direito do trabalho, a proibição da utilização do celular durante o trabalho é lógica, como é como no caso de motoristas, trabalhadores em linha de produção contínua ou até de funções nas quais o empregado manuseia itens insalubres ou periculosos.

Por outro lado, em funções que não proíbem a utilização do celular pelo bom senso, fica a encargo do empregador estabelecer as regras de conduta no local do trabalho, as quais devem ser assinadas pelos empregados para que tenham ciência, como afirma um advogado trabalhista em Curitiba.

A existência de um código de conduta o qual proíbe especificamente a utilização do celular no local de trabalho é obrigatória. Com isso, pode a empresa advertir o funcionário, verbalmente e por escrito, suspender o funcionário ou até em casos graves ou em caso de reincidência, demitir o empregado por justa causa.

No entanto, o bom senso deve prevalecer na relação de trabalho, especialmente com relação a utilização do celular durante o expediente de trabalho. Caso tenha dúvidas quanto à utilização do celular durante o trabalho, busque o auxílio de um advogado trabalhista em Curitiba.