A difamação consiste em ofender a honra de alguém publicamente. Isso pode ser feito através de xingamentos e afirmações infundadas. Da mesma maneira, a injúria pode ocorrer através do Facebook. Ambos os casos constituem crimes e para tomar as medidas judiciais cabíveis, deve-se procurar um advogado.
Para a concretização do crime de difamação, as ofensas proferidas devem ser feitas de maneira pública, ao contrário da injúria, que ocorre de maneira particular, ou seja, direcionada diretamente ao ofendido. Por exemplo, se uma pessoa é ofendida em sua “linha do tempo” de maneira pública, em que todos os usuários da rede social possam ver, caracteriza-se a difamação. Já a injúria é a ofensa proferida apenas para determinada pessoa, que pode ocorrer através do “inbox” ou mensagens privadas.
A pessoa jurídica ou empresa, pode sofrer difamação via Facebook. Isso pode ocorrer porque diversas empresas mantém páginas de Facebook para divulgar os seus serviços. Hoje com a popularização das redes socais, tornou-se muito comum esta prática. O Facebook ajudou a intensificar a relação entre pessoas, tanto de maneira positiva quanto de maneira negativa.
A difamação praticada através do Facebook é algo corriqueiro, isto porque a maioria das pessoas possui perfis em redes sociais, que são passíveis de sofrerem difamação. As ofensas proferidas por escrito ficam registradas nas páginas sociais (mesmo que de forma privada) e são provas suficientes para instauração de processo criminal ante a prática de crime de difamação e/ou injúria.
Da mesma maneira o crime de calúnia pode ocorrer através da rede social. O que o difere dos outros delitos é que para a respectiva caracterização, deve-se imputar à determinada pessoa um crime, independente de ser proferido de forma pública ou privada.
Muitas pessoas proferem ofensas livremente pelo meio digital, convencidas de estarem imunes a qualquer punição, como se o Facebook fosse uma realidade paralela, onde as leis não se aplicam. Por este motivo é muito importante buscar a orientação legal de um advogado quando ocorrer a prática dos crimes de difamação e/ou injúria através do Facebook.