Sim, com certeza. Todos nós estamos suscetíveis a tempos mais difíceis e tempos de maior fartura. Pagar contas em dia é um desafio para todos nós. Por outro lado, conseguir estar na frente das contas é algo muito bom, já planejar para o futuro é melhor ainda.
Pagar dívidas antecipadamente é um direito de todos e, além disso, temos o direito de ter a redução do juros. Os juros nada mais são do que o custo do dinheiro. Quando emprestamos uma quantia, temos um prazo X para pagar e, com isso, pagamos juros pelo benefício desse dinheiro conosco. Agora se pudermos pagar com antecedência, temos pleno direito de reduzir juros e taxas de parcelas ainda a vencer.
Como bem sabemos contatos com o banco são longos e cheios de termos que não entendemos, e é perfeitamente normal não saber, já que não somos bancários e não trabalhamos com isso. Nesses casos somos consumidores e temos proteção especial. Porém isso pode significar que alguns detalhes do contrato podem passar batidos.
Em alguns contratos de dívida bancaria, temos cláusulas que estipulam que não serão reduzidos os juros e taxas de parcelas a vencer. Essas cláusulas são nulas, ou seja, não tem validade nenhuma do contrato, isso porque clausulas como essa não são admitidas pelo direito brasileiro. É isso mesmo, nenhum contrato pode ter clausulas que são contrárias ao direito brasileiro, mesmo que acordado por ambas as partes.
Se você procura quitar suas dívidas antecipadamente e não consegue reduzir taxas de juros das parcelas a vencer, procure um advogado e saiba melhor os seus direitos para buscar a melhor solução para você.