É obrigação da companhia aérea pagar danos materiais e morais pela perda da bagagem.
Um dos grandes inconvenientes de bagarem é a perda (extravio) dela. Quando estamos indo ao nosso destino, ficamos sem nossas roupas e sem nossos objetos, o que pode tornar a viagem complicada. Ao retornar de nossa viagem ser privados de nossos pertences pode ser igualmente inconveniente.
Nem todas as pessoas sabem mas ser passageiro de uma companhia aérea é uma relação de consumo. Isso significa que temos proteções especiais como consumidor. para compensar o desiquilíbrio da nossa relação.
Uma das condições das relações de consumo é que os serviços prestados não podem ter problemas ou “vícios”. O caso de extravio (perda) de nossa bagagem é um problema grave.
Ou seja perder bagagens é um problema no serviço que causa prejuízo material e prejuízo moral ao consumidor, isso porque somos submetidos a um grande transtorno pessoal(danos morais) e perdemos nossos bens dentro da bagagem (danos materiais).
Se você teve sua bagagem perdida (extraviada) pela companhia aérea, procure um advogado e saiba mais sobre seus direitos.