A transferência de propriedade do veículo é fundamental para formalizar a compra e venda de um veículo.
Quando o veículo é vendido à terceiros é fundamental finalizar a compra e venda e certificar-se de que a transferência foi feita corretamente, pois caso contrário o antigo proprietário pode permanecer responsável pelos impostos, multas, pontuaçãona CNH e até por danosmateriais de terceiros lesados.
Os veículos têm algumas formalidades para ter sua compra e venda efetivada. Não basta acordar em um preço, apertar as mãos e o negócio está formalizado. Existem formalidades a serem seguidas. A mais importante delas é a comunicação ao detran da venda do veículo e a transferência da propriedade do veículo.
Como sabemos os veículos tem obrigações a serem pagas, inerentes a eles, como o IPVA. Estes valores são cobrados do proprietário do veículo e, se no sistema do Detran as informações estiverem desatualizadas, quem irá responder pelas obrigações do veículo é o antigo proprietário, independentemente de estar ou não com o bem.
Por isso certificar-se que o veículo foi transferido ou formalizar isso de maneira correta previne qualquer problema futuro.
Para saber mais sobre como transferir seu veiculo, consulte um advogado.