Sou estrangerio e trabalho no Brasil. Tenho direitos iguais a um brasileiro?

Atualmente, o Brasil vem recebendo um grande fluxo de estrangeiros, especialmente Curitiba, que conta com uma grande comunidade haitiana e angolana. Muitas dessas famílias e indivíduos buscam condições melhores de vida através do trabalho. Porém, existe uma dúvida bastante comum: quais os direitos trabalhistas do estrangeiro no Brasil? Veja o que um advogado trabalhista pode esclarecer sobre o assunto.

Atualmente, muitos estrangeiros, sejam eles legalizados ou não, encontram-se nas grandes cidades do Brasil. A obtenção de vagas que não demandam entendimento pleno do portugues existem e podem vir a ser preenchidas por estrangeiros imigrantes.

Porém, infelizmente, muitos empregadores sabendo da falta de conhecimento do estrangeiro da língua portuguesa e das leis trabalhistas muitas vezes os submetem a condições ilegais de trabalho ou até mesmo degradante, com ensina um advogado trabalhista em Curitiba.

O imigrante estrangeiro, temporário, permanente ou até mesmo ilegal tem os mesmos direitos trabalhistas que um brasileiro nato, com por exemplo, ter sua carteira de trabalho assinada, o pagamento do décimo terceiro salário, o recebimento de férias, o pagamento de horas extras e adicional no turno, entre outros.

Infelizmente, não é incomum encontrarmos casos de trabalho em condição análoga à escravidão em ambientes rurais e até urbanos. Além de reprovável, tal labor pode vir a ocasionar dano moral existencial ao trabalhador. Dentre tais situações encontramos o trabalho sem salário em troca de moradia, horários de trabalho excessivos, o trabalho forçado e até mesmo o trabalho realizado por menores de idade.

Caso tenha dúvidas quanto aos direitos trabalhistas do estrangeiro no Brasil, busque um advogado trabalhista em Curitiba.