Supermercados Condor está entre as empresas que mais tem processos na Justiça do Trabalho do Paraná.
Em reportagem divulgada pelo portal Bem Paraná, foi constatado que a empresa Supermercados Condor, é a empresa entre as 10 mais processadas no Tribunal Regional do Trabalho da Nona Região, a qual abrange o estado do Paraná.
Segundo o portal, em 2018, haviam 1.340 processos contra o supermercados Condor, os quais ainda estavam para ser julgados. Desses processos, 1.198 se encontravam no primeiro grau e 142 no segundo grau da justiça do trabalho.
Ainda, afirma o jornal que a empresa encontra-se também entre as mais investigadas pelo Ministério Público do Trabalho, que desde 1999, investigou e autuou os supermercados Condor por infrações trabalhista mais de 172 vezes.
Dentre os problemas que os funcionários do supermercados Condor encontram, afirma a reportagem que ouviu funcionários que alegaram dentre algumas das supostas irregularidades:
- a não concessão do descanso semanal remunerado (DSR), também conhecido como folga, especialmente durante a páscoa;
- irregularidades nos bancos de horas e horas extras trabalhadas;
- Constrangimento por ser obrigado a fornecer especificações de atestados médicos;
A folga aos domingos é obrigatória ao menos uma vez ao mês, como afirma um advogado trabalhista em Curitiba. Da mesma forma, o banco de horas deve ser respeitado e comumente, deve ser zerado a cada seis meses ou um ano. Por fim, não precisa o empregado especificar ao empregador o motivo pelo qual teve de comparecer ao médico, bastante um atestado assinado por um médico para que seja abonada a sua falta.
O supermercados condor, apesar de contatado pela reportagem, não se manifestou.
Fonte: Bem Paraná (https://www.bemparana.com.br/noticia/condor-e-um-dos-campeoes-em-acoes-trabalhistas-no-parana#.X7vvAS2cbX8),