O que é o aviso prévio? Pode ser descontado o meu aviso prévio caso eu tenha um emprego novo em vista?

O aviso prévio é o período do qual deve o empregador comunicar ao empregado sobre sua demissão, devendo permanecer no trabalho pelo período mínimo de 30 dias. Da mesma forma, se o empregado pedir sua demissão, o período deve ser cumprido. Porém, o que é exatamente o aviso prévio? O que isso modifica do horário de trabalho? Pode ser descontado o aviso prévio caso eu tenha um emprego novo aguardando contratação? Veja o que um advogado trabalhista em Curitiba tem a dizer sobre o assunto.

O aviso prévio é um período que deve ser utilizado em benefício tanto do empregado como do empregador. O empregado terá sua hora de trabalho reduzida em duas horas diárias ou caso trabalhe aos sábados, pode optar por não trabalhar neste dia. Orienta também um advogado trabalhista em Curitiba que caso o funcionário tenha menos de um ano trabalhado, ele não tem direito ao aviso prévio.

Outra questão que resulta em muitas dúvidas quanto ao aviso prévio é a o pagamento do valor referente ao aviso prévio. Caso o empregador dispense o empregado, ele pode obrigar o funcionário a cumprir o aviso prévio, o que resultará no pagamento do valor devido. Caso o empregado demita o funcionário e ele se recuse a cumprir o período do aviso prévio, deverá ele indenizar o seu patrão. Porém, pode o funcionário ser demitido e dispensado de cumprir o período do aviso, ato no qual o funcionário receberá o valor devido a título de aviso prévio, como ensina um advogado trabalhista em Curitiba.

Um detalhe que é pouco conhecido sobre o aviso prévio é que caso o funcionário que está se retirando da empresa tenha já em mãos um novo emprego, pode ele ser dispensado de cumprir o aviso prévio sem qualquer desconto ao seu valor referente ao aviso prévio.

Caso tenha dúvidas quanto ao aviso prévio, busque o auxílio de um advogado trabalhista.