A crise econômica atual resultou no aumento do pedido de falência de empresas, prejudicando assim os direitos de inúmeros trabalhadores que dependiam dela ou que tinham algum valor a receber ou até mesmo precisar de alguma documentação que estava em posse da empresa que fechou, como as contribuições do INSS que não foram lançadas ou até mesmo holerites.
A falência é um procedimento no qual a empresa falida não consegue mais honrar com os seus compromissos financeiros, podendo ser pedida a autofalência ou até mesmo pedida terceiros. Mas, quando ocorrer uma falência, é bastante comum os funcionários serem prejudicados caso não busquem seus direitos.
Caso você esteja passando por uma situação em que a empresa onde você trabalhou pediu falência ou recuperação judicial, saiba que você tem direitos assegurados, inclusive para receber eventuais créditos em face da empresa que quebrou.
Caso você venceu uma ação trabalhista e a empresa entrou com pedido de falência, busque imediatamente um advogado para que ele possa lhe orientar a lhe habilitar no procedimento falimentar ou de recuperação judicial. Caso isso não seja feito a tempo, pode o empregado jamais receber qualquer dinheiro referente à ação trabalhista que ganhou.
No entanto, caso esteja buscando documentos importantes que estavam em posse do empregador que faliu, como guias de recolhimento do INSS, holerites ou até mesmo a própria carteira de trabalho (CTPS), busque um advogado trabalhista imediatamente para que ele possa assegurar que você obtenha os documentos que precisa para se aposentar, por exemplo.
Busque imediatamente o auxílio de um advogado trabalhista para garantir os seus direitos contra uma empresa que pediu falência!