Os pedidos de aposentadoria por idade ou por tempo de serviço no INSS tem demonstrado demora para serem analisados. Muitos aposentados tem sofrido as consequências da demora da aposentadoria pelo INSS. O atraso ocorre por vários meses e em alguns casos chegando até mais de um ano.
O grande número de aposentados que vem dando entrada no pedido de aposentadoria e esperando alguma resposta tem aumentado muito nos últimos meses, especialmente com a reforma da previdência. O INSS costuma demorar muito tempo para ver os pedidos de aposentadoria dos idosos, fazendo com que busquem um advogado para acelerar a análise do pedido de aposentadoria.
Apesar do prazo ser de 45 dias para a análise do pedido de aposentadoria, o INSS costuma exceder muito esse prazo. Pode o aposentado reclamar na ouvidoria do INSS, mas certamente não terá sua solicitação atendida. O INSS atrasa a análise da aposentadoria de forma proposital, para que tenham poucos aposentados.
A demora do INSS em analisar os pedidos de aposentadoria não pode passar 45 dias. Em passando de 45 dias, pode a previdência ser acionada judicialmente para analisar o pedido de aposentadoria.
Um advogado previdenciarista (ou advogado previdenciário) pode ser a melhor solução para forçar judicialmente o INSS a analisar o pedido de aposentadoria por tempo de serviço ou por contribuição. A solução mais garantida para o INSS analisar o pedido de aposentadoria é pela via judicial infelizmente, onde será forçado a analisar o pedido com um prazo fixo, caso contrário, poderá ser multado pela justiça por descumprir a ordem do juiz.
Caso tenha dúvidas sobre como proceder neste caso, entre em contato com a Agulham Advogados.