O Correspondente Jurídico pode ser um escritório de advocacia ou advogado que tem o trabalho de ampliar os serviços jurídicos, do advogado correspondido, e diminuir o tempo despendido em serviços que podem ser terceirizados, evitando custos desnecessários no andar dos processos judiciais.
Por exemplo, é necessário retirar cópia na secretaria do fórum, realizar uma audiência em outra comarca, visitar um cliente in loco, entre outras diligências do dia a dia de um escritório de advocacia. O escritório contratando o serviço de correspondente pode buscar expandir fazendo novas contratações ou apenas terceirizar os serviços para um escritório correspondente.
Normalmente, o correspondente jurídico é mais eficaz e menos custoso que o envio de um representante direto, no caso de um escritório especializado podem ter mais de um funcionário para atender as suas diligências com a devida atenção e a contratação é feita apenas por uma diligência, ou em caso de alta demanda podem realizar um contrato mensal de prestação de serviços.