No Brasil já alcançamos mais de um milhão de advogados que atuam em diversas áreas e realidades diferentes, como os corporativos, especialistas, entre outros. Um que se destaca no mercado é o advogado conhecido como “Correspondente Jurídico”, normalmente atuando substabelecido por uma empresa ou outro escritório de advocacia.
É comum que um advogado que atue em São Paulo/SP precise de uma diligência fora de sua cidade, como fazer uma audiência em Curitiba/PR. Se fosse atuar sozinho precisaria despender de horas de estudo, viajar e arcar com um alto custo de locomoção. É aí que o advogado correspondente torna-se indispensável, na contratação um advogado qualificado para realizar a audiência de seu cliente. Sim, isto é permitido e sua utilização é facilita o andamento de processos através de todo o Brasil.
O advogado correspondente pode exercer todas atividades inerentes a profissão, desde que o escritório contratante tenha poderes e o substabelece com reserva para os casos que for necessário.