Hoje o Google tornou-se peça fundamental para a divulgação de serviços de empresas e de profissionais (pessoas físicas) atuantes no mercado.

Neste contexto, tanto as pessoas físicas como as pessoas jurídicas criam perfis para, além de anunciar serviços e trabalho, serem avaliados por outras pessoas. A difamação ocorre quando os usuários da internet utilizam a ferramenta de pesquisa para registrar comentários que ofendem a honra do proprietário do perfil (tanto pessoa física quanto jurídica).

 

Google, em sua página de resultado de pesquisas, disponibiliza um espaço para que os usuários possam registrar seus comentários. O objetivo disto, é que pessoas que tenham utilizado um determinado serviço o avaliem e critiquem publicando sua opinião, a fim de que outros usuários possam ter conhecimento.

Em muitos casos esse direito de opinião é extrapolado, ofendendo o proprietário do perfil. A difamação via Google é corriqueiramente praticada contra empresas, uma vez que, clientes insatisfeitos ou usuários mal intencionados registram xingamentosafirmações inverídicas, a fim de denegrir a imagem do proprietário do perfil. A linha entre opinião e ofensa é tênue e por isso cada caso deve ser analisado pelo advogado  criminalista.

Muitos usuários tem a falsa ideia de que praticar ofensas através do meio digital não possui qualquer tipo de punição e podem escrever o que quiserem sem consequências. O meio digital registra as ofensas realizadas, o que será posteriormente usado como prova do crime.

Sempre que houver suspeita de difamação através do Google é fundamental procurar um advogado para tomar as medidas cabíveis.