Atualmente, pode-se dizer que a tecnologia faz parte da vida da maioria das pessoas, não sendo restringida apenas ao uso de computadores, mas está incluída de tal forma que acompanha diretamente a vida pessoal e profissional dos cidadãos, que se comunicam imediatamente mesmo estando separadamente em lugares físicos distantes.

Com o enorme avanço tecnológico no decorrer dos últimos anos, (não obstante os inúmeros benefícios ocorridos), também foi inaugurado um novo método de praticar crimes: em meio virtual.

Neste sentido, o tema relacionado a crimes informáticos se coloca em evidência em debates entre especialistas, incluindo o advogado criminal.

Observa-se que neste tipo de crime, os criminosos se instalam em ambientes virtuais e dão margem a uma série de práticas criminosas. A título de exemplo, os crimes mais comuns praticados são: os crimes contra a honra, crime de racismo, estelionato, pornografia infantil, crimes contra o consumidor e outros.

A vítima de crimes ocorridos em meios virtuais pode procurar um advogado criminal, que acompanhará o caso na qualidade de assistente de acusação e irá orientar a cliente da melhor forma possível.

Em caso de dúvidas, consulte um advogado criminal.