O boletim de ocorrência deve ser utilizado para noticiar a prática de um crime, é através dele que a autoridade policial dará início a uma investigação, na qual também poderá ter o acompanhamento realizado por um advogado criminal, esteja ele atuando na defesa do réu, esteja ele atuando na qualidade de assistente de acusação da vítima.
O boletim de ocorrência é lavrado para que determinados fatos sejam investigados pela autoridade policial competente, assim sendo possível verificar tanto a tipicidade do fato, em tese criminoso, como a autoria de quem o cometeu.
Com todos os seus instrumentos a polícia irá colher depoimentos, buscará provas fará corpo de delito, tudo no intuito de apurar os fatos descritos em eventual boletim de ocorrência. Todo este procedimento pode ser acompanhado por um advogado criminal, que repassará as informações pertinentes ao cliente que ele representa.
Ocorre que muitas pessoas lavram boletim de ocorrência por fatos atípicos, ou seja, quando não há ocorrência de crime, apenas para ter seus direitos preservados. O cuidado que deve ser tomado, além de sempre que possível consultar com um advogado criminal, é o de que, relatar fatos que se sabe serem falsos à determinada pessoa, pode acarretar uma responsabilização criminal para o próprio notificante do boletim de ocorrência.
Em caso de dúvidas, consulte um advogado criminal.