O advogado criminal é o profissional apto a resolver conflitos tanto de pessoas físicas, quanto jurídicas, relacionados à violação de lei penal (ou seja, quando envolve algum tipo de crime).

O advogado criminal pode atuar na defesa dos interesses da vítima, na qualidade de assistente de acusação, bem como na defesa dos interesses do próprio acusado.

A área de atuação é bastante ampla, podendo o profissional atuar nas mais variadas áreas do direito penal, como em crimes contra a honra (injúria, calúnia, difamação), crimes patrimoniais (furtos, roubos, estelionatos, extorsão, apropriação indébita, receptação), crimes contra a vida (homicídios), crimes tributários (como sonegação de impostos), crimes empresariais (como lavagem de dinheiro), entre inúmeras outras.

O importante a saber, é que o advogado criminal trabalha para garantir o direito de defesa de seu cliente, a aplicação correta de lei, o justo e devido processo legal (garantias constitucionais e direito a um processo com todas as etapas previstas em lei).

E não só isso, o advogado criminal também pode atuar no interesse do cliente que foi vítima de determinado delito, e de igual forma, deve ter assegurado todos os seus direitos previstos em lei.

Para saber mais sobre o assunto, procure sempre um advogado criminal especializado.