Áreas de Atuação

Os contratos empresarias estão dentre os contrato mais complexos do direito civil. Embora muitas vezes não tenha uma previsão legal prescrita, estes podem tornar-se altamente complexos pela quantia de obrigações, cláusulas, juros, multas, prestações, contraprestações e tempo.

A grande vantagem desse gênero de contratos é a liberdade que as partes têm de contratar. Como muitas vezes não há formas especifica prescrita em lei, a liberdade é imensa.

A grande dificuldade dos contratos empresarias é antecipar o futuro, e isso pode gerar uma complexidade cada vez maior no contrato. O segredo é manter a organização e a esquematização desses contratos para que sejam fáceis de compreender e fáceis de revisar. Sendo fundamental buscar a real necessidade das partes e tentar condensar as hipóteses adversas no mínimo de clausulas possíveis.

De qualquer maneira, é papel da equipe de advogados estudar e assimilar a vontade das partes, o objeto do contrato e elaborar o contrato empresarial, tendo em mente a situação atual da relação jurídica e como ela pode ser alterada no futuro pelas partes, ou por fatores externos.

O acompanhamento do advogado em todo o processo é fundamental, haja vista que os valores podem ser altos, as expectativas grandes e pode haver pontos controvertidos. Essas cautelas vão garantir uma relação contratual longa e duradoura, ou no caso de seu término, uma extinção fácil e amigável.