Tem direito a dano moral quem teve seu limite de crédito (cheque especial) cancelado sem comunicação e sem motivo.
O cheque especial muitas vezes é uma maneira de conseguirmos pagar nossas dívidas. Todos nos batalhamos para não utilizar esse crédito, já que tem juros incrivelmente altos.
De qualquer maneira, é um recurso que temos o direito de usar, e muitas vezes, fazemos nossos planejamentos do dia-dia contando esse recurso.
Acontece que em alguns casos, nosso limite de crédito, de repente desaparece sem nenhuma explicação e nosso planejamento financeiro pode ficar ainda mais apertado.
Na realidade, o banco não pode simplesmente cancelar o seu limite de crédito (cheque especial). Fazer isso sem nenhum aviso pode gerar um imenso transtorno a quem teve seu limite cancelado, em alguns casos tornando-se desesperador e nos deixando com um sentimento de impotência como consumidores , fazendo com que nossa vida de repente vire de pernas para o ar.
Por isso, quando temos nosso limite de crédito ou cheque especial cortado, temos direito a danos morais. O dano moral é aquela indenização que temos direito quando alguém nos causa um grande transtorno, e ter seu crédito cancelado sem motivo ou comunicação é uma causa de grande transtorno.
Procure um advogado se o seu crédito foi cancelado sem motivo ou informação prévia, saiba quais são seus direitos e se implicam em danos morais.