Ao realizar a compra e venda de um veículo é essencial comunicar o Detran e formalizar a transferência do veículo. Assim, os encargos advindos do veículo serão automaticamente repassados para o novo proprietário, eximindo o antigo proprietário de quaisquer responsabilidades após a venda.
A transferência de veículo parainvalidação de multas é muito importante para quem vendeu seu automóvel e acabou não transferindo a titularidade do veículo.
Deixar de transferir o veículo significa que todas as multas e IPVA, ou outras obrigações, não quitados podem ser cobrados do antigo proprietário. E pior, os pontos das infrações acabam acumulando na carteira de motorista do proprietário anterior.
Para os órgãos de fiscalização, se não foram comunicados, é como se a compra e venda do veículo nunca foi realizada e segue-se cobrando as obrigações do proprietário que se tem registro. Isso pode se agravar quando o carro é vendido e revendido até que não se tenha mais notícia do proprietário atual.
Se você não transferiu o seu veículo, saiba que judicialmente é possível invalidar as multas contraídas após à compra e venda do veículo, por intermédio de um advogado. Uma vez comprovado que o carro foi efetivamente vendido, transfere-se a titularidade do veículo e podem ser invalidadas as multas.
Caso esteja recebendo multas de um carro vendido, procure um advogado.