Estou pagando quase 02 carros de juros. Posso processar a financeira?
É um direito do consumidor poder discutir na justiça os termos do seu contrato de financiamento e empréstimo, seja ele de veículo, imóvel (casa e apartamento) ou até mesmo linhas de crédito e cheque especial. Agora, o consumidor tem que tomar cuidado pois os juros e taxas podem não ser ilegais ou abusivas.
Advogado de Curitiba no Estado do Paraná, especializado em contratos de financiamento e empréstimos explica que há diversas abusividades que podem existir no contrato. A título de exemplo, podem ser consideradas cláusulas abusivas, taxas que não discriminem a sua finalidade, juros muito acima da média da tabela do Banco Central, seguro obrigatório sem que o consumidor tenha a liberdade de escolher ou discutir os termos do seguro e da seguradora.
Não é tão simples analisar um contrato de financiamento e empréstimo, pois além de envolver questões de leis, de direito e de jurisprudência, o advogado ou profissional que venha consultar o contrato, deve ter conhecimento e ser perito em cálculos, para que minuciosamente analise as cláusulas e verifique que os cálculos do contrato de fato são o que o consumidor está pagando em seu boleto ou depósito automático.
No caso de ser verificado que há juros e cláusulas abusivas, você pode sim buscar o seu direito e processar a financeira ou banco que realizou o empréstimo.
Se você conhece alguém que possivelmente assinou um contrato com taxas e cláusulas abusivas, oriente para que busque auxílio de um escritório de advocacia cível, que tenha um advogado profissional na com especialidade em contratos de financiamento e empréstimos.