Diversas são as formas de aposentadoria, como por exemplo a aposentadoria por tempo de contribuição, a aposentadoria especial e a aposentadoria por idade.

Porém, existe tratamento diferenciado ao trabalhador rural ao realizar seu pedido de aposentadoria por idade junto ao INSS. Como é feita a aposentadoria por idade rural? Quais os requisitos para a aposentadoria por idade rural no INSS? Perguntas essas que um advogado previdenciário (ou previdenciarista) pode responder.

A aposentadoria por idade rural está prevista no art. 48, §1º, da Lei 8.213/91 e o art. 201, §7º, inciso II, da Constituição Federal. Em termos simples, a aposentadoria rural é devida a pessoas que trabalham na agricultura, garimpo e pesca artesanal, seja individualmente ou familiar.

A idade mínima para a aposentadoria por idade rural é de 60 anos de idade para homens e 55 anos de idade para mulheres.

Vale lembrar que para a aposentadoria por idade rural não é necessária haver carteira assinada, como nos demais casos de aposentadoria junto ao INSS. Documentos que podem comprovar o exercício da atividade rural são contratos de arrendamento ou comodato, o bloco de notas do produtor rural, notas fiscais de venda da produção agrícola, garimpo ou pesca. No entanto, é recomendado o auxílio de um advogado previdenciário em Curitiba para que analise o preenchimento ou não dos requisitos mínimos para a aposentadoria por idade rural.

Outra dúvida que pode ser respondida por um advogado previdenciário em Curitiba é sobre o trabalho rural ter sido interrompido, ou seja, posso usar o tempo parcial do trabalho rural para contagem do meu tempo de aposentadoria? Se interrompi o trabalho rural antes de completar o tempo mínimo para me aposentar, ele será contado? Perguntas essas que um advogado previdenciarista poderá lhe responder.

A resposta é sim! O tempo de trabalho rural mesmo que descontínuo será computado para a aposentadoria, podendo inclusive ser somado ao trabalho urbano realizado por quem busca se aposentar. Busque um advogado previdenciário em Curitiba para sanar quaisquer dúvidas que tenha sobre a aposentadoria por idade rural.