Áreas de Atuação

Revisão de Pensão Alimentícia

A revisão de pensão é a maneira de reajustar os valores recebidos em uma pensão alimentícia.

A pensão pode ser estabelecida por meio de uma sentença de um juiz (sentença judicial) ou pode ser por acordo das partes. Quando é fixada ou acordada uma pensão, tem que se levar em conta diversos gastos como moradia, alimentação, transporte etc. Isso pode acontecer em um divórcio.

Gastos e contas, como bem sabemos, cada dia mais sofrem reajustes de preço e sempre para mais caro.

Por isso o valor que foi concedido de pensão há tempos atrás nem sempre pode ser condizente com os gastos e, portanto, precisa ser reajustado.

Reajustar, ou fazer a revisão de pensão, as vezes pode não ser tarefa fácil, judicialmente ou extrajudicialmente (por acordo das partes). Por isso, é muito importante o acompanhamento do advogado nesse processo para mediar o acordo ou, caso seja necessário, pedir judicialmente uma revisão de pensão.

Muitas vezes pode haver urgência para se fazer a revisão de pensão, já que as contas podem já estar apertando e bastante quem recebe a pensão, e é o advogado que pode melhor orientar quanto ao direito de ambas as partes e conseguir chegar em um consenso justo o mais rápido possível.