Áreas de Atuação

O direito de família é uma área ampla que contém diversas outras especialidades do direito. 

São parte do direito de família:

  • Sucessões, heranças e inventários
  • Planejamento Sucessório
  • Casamentos, divórcios, guardas e tutelas
  • Pensões alimentícias

Enfim, tudo que pode ser trabalhado pelo direito diretamente na família é algo que faz parte dessa especialidade do direito.

É trabalho do advogado ter o conhecimento para poder proporcionar a melhor solução, sendo a de menor tempo e menos custosa e, quando necessário, buscar o poder judiciário da melhor forma.

Todas essas particularidades do direito de família podem ser tratadas dentro e fora do poder judiciário.

Primeiramente é muito importante tentar uma solução fora dos tribunais. Conseguir fazer isso traz uma solução mais rápida para todas as partes. Isso tem a grande vantagem de ser exatamente a vontade das partes, e, quando todos estão de acordo, é muito mais fácil manter esse acordo ao longo do tempo. Em todos os casos acima, o poder judiciário prefere concordar com a vontade das partes do que impor uma decisão judicial

Em alguns casos não é possível chegar a um acordo entre as partes. Nesses casos a única alternativa é buscar o poder judiciário, com um processo (seja ele de divorcio, alimentos, guarda, inventario etc), para que seja tomada uma decisão para resolver por definitivo o desacordo entre as partes.

Não estar de acordo ou desacordar é algo normal e não deve ser confundido com conflito. É exatamente isso que o direito de família busca, harmonizar as relações da família da melhor maneira possível para que todas as pessoas sejam beneficiadas. 

Se você quer saber mais sobre direito de família, consulte um advogado, e esclareça as suas dúvidas.